Navigation

História do Grêmio

Em 1981 no bairro de Cachoeira do Bom Jesus, reuniram-se um grupo de amigos envolvidos com o futebol do bairro, determinados a criar uma equipe de futebol organizada onde pudesse representar a comunidade.

O principal desafio seria conseguir um espaço para a pratica do futebol ou seja,  o campo, foi então que surgiu uma área de propriedade do SR. Ricardo( filho de criação do casal  Julia e Nelito,  presidente da SERTE), o espaço foi cedido por empréstimo  gratuitamente, mais claro teríamos que no braço prepararmos  o terreno, e com ajuda de muitos conseguimos realizar o projeto, dentre essas ajudas, surgiu a colaboração relevante do Sr. Eurito de Freitas Druck, proprietário de  residência para temporada  no bairro,torcedor  do Grêmio Portalegrense , esse colaborador  foi indicação do  nativo  SR. Hercílio Vieira Filho funcionário do então torcedor Gremista.

Começou então as tratativas para criação do nome da entidade e elaboração do estatuto, e após algumas reuniões ficou definido que o nome da entidade seria Grêmio Esporte Clube, tendo sua fundação oficial no  17 de janeiro de 1982, como forma de homenagear o colaborador  e também pelo fato da rivalidade existente na época  entre nossa comunidade e a de Ponta das Canas, já que na mesma o nome do time era Internacional futebol Clube, e assim se acendia ainda mais a rivalidade, claro que no âmbito do espirito esportivo.

O clube foi crescendo muito por conta desse grupo incansável com as causas do clube, simultâneo as atividades do nosso Grêmio, o Presidente SR. José Edelvino de Paulo, iniciou uma batalha com o poder publico para que no futuro pudéssemos dispor de uma área exclusiva para uso da entidade, em seguida veio uma noticia desagradável, o proprietário do então terreno cedido gratuitamente e que era usado para a pratica do futebol, pediu o terreno porque precisava vendê-lo, tivemos que devolve-lo afinal era um acordo de cavalheiros.  Diante disso o Presidente voltou a pleitear a tal área junto ao Governo, em 1985 finalmente foi cedido o espaço onde está até hoje, essa doação foi via concessão de uso pelo período de 10(dez) anos, depois renovado.

Foi mais uma batalha, tubulações para fazer acesso ao local, caminhões e mais caminhões de aterros, rifas, torneios de futebol , enfim, a busca por recursos e doações parecia intermináveis , até que , de uma em uma, foram plantadas as leivas de grama com ajuda de muitos e assim, para satisfação principalmente dos diretores fundadores que também eram atletas,foi concluído o espaço onde hoje tem proporcionado tantas alegrias a  todos os amantes do futebol.

Vale lembrar que em 2005 o clube estava em situação muito difícil e com a colaboração de muitos que permanecem até hoje, após inúmeras reuniões, foi formado uma diretoria que se entregou e deu vida nova ao clube, foi reformado todo o patrimônio, revitalização da parte externa, isso tudo só foi possível pela dedicação de um batalhador chamado Sr. Adilson Vieira, que trouxe as empresas ACCR e Dalton Andrade Imóveis para serem os parceiros do clube e que até hoje permanecem colaborando.

No ano de 2007 durante assembleia foi aprovado alteração do estatuto, onde entre as adequações necessárias, alteramos a razão social passando de, Grêmio esporte Clube para Grêmio Esportivo Cachoeira, dando mais referências ao clube com o bairro.

Diretoria da Fundação:

Presidente: José Edelvino de Paulo

Vice- Presidente: Joel de Souza Brito

Tesoureiro: Vanir Manoel da Silva

1º Secretário: Jair de Souza Brito

2º Secretário: Adir Santos (Seu Adilson)

Diretor de Esportes: Ednaldo Vieira